segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ronaldinho, Traição e Raiva ou desprezo. E toda minha saudade.

Não me senti traido porque traição presume confiança.
Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros.

Não sinto raiva nenhuma, porque raiva presume frustração e só se pode frustrar algo que é esperado
Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.

O que sinto é desprezo, por considera-lo indigno
Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade. A pessoa desprezada é considerada indigna.
Desprezo é um sentimento forte emocional, com base na convicção da inutilidade das pessoas afectadas ou suas instituições.
O desprezo surge a partir da avaliação de outra pessoa como inferior.
O principal impacto do desprezo é uma persistente desvalorização da pessoa ou da instituição em todas as áreas possíveis e uma conseqüente não-conformidade com a pessoa ou grupo social.

SAUDADES

Ontem o que mais fiz foi dormir, dormir e esperar , acordei as 11:00 hs, me atualizei com minha navegação matinal na internet e fui providenciar o almoço.

Depois do almoço voltei a dormir, entre um cochilo e outro me estiquei até as 17 hs. Mas sempre aguardando, estranho, eu sabia tudo, mas precisava ouvir, saber que ela sente o mesmo que eu. Como é bomouvir o que já se sabe, ouvir o que se quer ouvir assim fui dormir tranquilho sonhador como um adolescente ...

Saudade só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão). Talvez por isso eu esteja sentindo tanta ...

Nenhum comentário: