sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CUIDADO COM O QUE OLHA!

Uma das maiores dificuldades que encontro para crescer na minha vida interior é a "guarda da vista" .

Nos diz Francisco Fernández Carvajal:

Muitos homens não estão inteiramente cegos, mas têm uma fé muito fraca e um olhar apagado para o bem. Esses cristãos mal reparam no valor da presença de Cristo na Sagrada Eucaristia, no imenso bem do sacramento da Penitência, no valor infinito de uma única Missa, na presença a seu lado do Anjo da Guarda.
Falta-lhes limpeza de alma e uma maior vigilância na guarda dos sentidos – que são como as portas da alma –, e de modo particular da vista.


Todo aquele que começa a ter vida interior aprecia o tesouro que traz no coração e procura evitar com o maior esmero a entrada na alma de imagens que impossibilitem ou dificultem o seu relacionamento com Deus. Não se trata de “não ver” – porque precisamos da vista para andar pela rua, para trabalhar, para nos relacionarmos –, mas de “não reparar” naquilo em que não se deve reparar, de sermos limpos de coração, de vivermos com naturalidade o necessário recolhimento dos sentidos. E isto no ambiente em que estamos, nas relações sociais, ao irmos de um lado para outro. A lâmpada do corpo é o olho. Se o teu olho for simples, todo o teu corpo estará iluminado. Mas se o teu olho for malicioso, todo o teu corpo estará em trevas.

Como é dificil guardar a visão, ter cuidado para onde/quem se olha e "como" se olha. É nescessario esforço e vigilancia a cada segundo, pois não a comcubiciencia nos trai ao menor descuido!
 
"Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."

Nenhum comentário: