quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ha o Admastor !!! (UFRGS - 2012)

Criou-se um debate publico em orno do tema proposto pela banca da URFGS no Vestibular de 2012.
Algumas pessoas acharam o tema mal escolhido e outras (ou as mesmas) muito complexo.

Vou colocar aqui os fatos e finalmente a minha opinião, depois vou ficar esperando a de vocês:

O famoso enunciado:
“Este texto revela que a última ‘Flor do Lácio’ criou raízes e gerou frutos; ao cruzar mares e atravessar fronteiras, acabou por construir uma comunidade que compartilha a mesma herança linguística, mas não a mesma identidade. Cada uma dessas comunidades construiu suas memórias com base na história que edificou. Ademais, em alguns desses territórios, a língua portuguesa também acabou por se renovar, por apresentar uma feição singular, pois objeto de criação dos falantes de cada comunidade lusófona. Nessa perspectiva, o nosso idioma é, antes de tudo, uma entidade social que, como tal, se movimenta através do tempo e adquire novas configurações, edificando sua história. Assim, é certo que os países lusófonos, em alguma medida, revelam determinada identidade no cenário econômico mundial, mas ao mesmo tempo, é da manifestação particular dessa língua, em cada país lusófono que a noção de pertencimento a uma Nação se constrói tanto em territórios da Europa, quanto da África, da Ásia e da América. Considerando que é por intermédio do nosso idioma que nossa identidade enquanto Nação se configura, que essa identidade se revela na percepção da língua portuguesa como herança, como memória e como criação e que cada um desses aspectos pode ser observado não só dentro de nós próprios como no âmbito coletivo, nacional e global, escolha um ou mais desses três aspectos que você julgue importantes acerca da língua portuguesa; determine como e porque eles representam, para essa língua, algum tipo de “Adamastor”; e redija uma redação, de caráter dissertativo, justificando sua escolha e defendendo seu ponto de vista.”

Na minha opinião, com um pouco de atenção era possivel interpretar o enunciado. E entender que era nescessario apenas defender a sua propia escolha sobre qual dos três fatores citados o canditado julgava mais importante para a Lingua Portuguesa.
Para conseguir isto é nescessaroi primeiro senso critico, depois ter opinião e saber defende-la. Talvez nossos jovens candidatos precisem exercitar mais estes aspectos de sua vida. Opinião, senso critico e Posicionamento.
Talvez ajude se estes jovens, imaturos, transbordando de hormônios, pensando na namorada ou no namorado. Mesmo assim, ligados e conectados ao mundo através da internet, do celular etc ... se conectarem também em alguns LIVROS !

E qual a tua opinião ??

9 comentários:

Alexandre disse...

E qual tema é mais adequado do que a *crescente* importância do Português (brasileiro) no mundo na opinião do leitor? Os vídeos mais assistidos do Youtube? o último penteado da lindsay lohan? o que acontece no Japão ou nos EUA? Eu discordo, não somos província para discutir os problemas \"dos outros\". E a corrupção? mitológica corrupção brasileira, nem tem mais o que se discutir, tem que se agir e por na cadeia (olha a \"Privataria Tucana\" por exemplo). Defendo o tema da redação, a UFRGS é a maior universidade do sul do país e uma das melhores, tem que valorizar estudantes que tem conhecimento de assuntos como Camões mesmo e não TEMAS RASOS tratados nos jornais de hoje (ZH incluído), sem produndidade

Alessandra disse...

O simples fato de ler e interpretar um texto deste nivel, com certeza vai imcomodar muita gente que estao acustumados a fazer redaçao sobre o efeito estufa ou coisa parecida.
A prova de redaçao exigiu do aluno...Mas quem tem a intençao e estuda para entrar na UFRGS tem que ter um bom conhecimento e isso é o básico.
Fiz o vestibular e nao achei tao dificil como estao falando!
Espero ver meu nome no listão
abraço

Gustavo Schültz Weber disse...

Ora meus queridos, a Univesidade precisa de pessoas criativas e inteligentes.
Eles não estão pedindo um TCC, uma tese de doutourado ou um estudo científico aprimorado da língua portuguesa e sim uma redação, um texto que possa ilustrar a importância da língua portuguesa no mundo, equiparando-a a outros idiomas (inglês, espanhol...), já que tantas nações (incluindo a nossa) falam o portuga que muitos aqui até hoje em pleno 2012 não entendem muito bem (grande parcela de culpa dos professores)....mas a UFRGS não tem culpa se as escolinhas estão preparando mal seus alunos!

Carlos disse...

Melhor para os adolescentes hipnotizados pelos namoros, celulares e pela internet, propor um tema pasteurizado, pronto e acabado, onde não é necessário pensar, nem por a massa cinzenta a trabalhar. Coitadinhos deles, foram exigidos a pensar criticamente. Isso deve fazer muito mau mesmo, a esses adolescentes sem visão da realidade. Afinal, para que pesnar, né? Mais fácil procurar as respostas prontas na internet

Claudio disse...

Pelo amor de Deus... Meu filho tem 15 anos, vai para o segundo ano do Ensino Médio, fez o vestibular por brinacadeira, e tirou de letra essa redação. Chega desse pacto de mediocridade, o tema apenas exigia que as pessoas soubessem ler e interpretar o que estavam lendo, e escrever o simples texto a respeito desse assunto. Chega desse pacto de mediocridade. E desde quando terremoto no Japão ou \"ocupem Wall Street\" têm mais a ver com nossa realidade do que uma reflexão sobre a Língua Portuguesa? Parabéns à banca da UFRGS. Como disse um vestibulando na porta do Colégio São Judas Tadeu, \"parece que, além de escrever, querem ver se a gente sabe ler\". É isso aí.

Renan disse...

Reclamam da complexidade é por conta de que muitos apresentam dificuldade em ler um texto com mais de dois parágrafos. Essa geração de inúteis que passam horas conectados na internet, apenas batendo papo em MSN e redes sociais. Deveriam antes de reclamar da prova, é reavaliar o comportamento, ler e escrever faz bem. Principalmente se for além de 140 caracteres.

Eduardo August disse...

Primeiro: não sou advogado da UFRGS, sou apenas aluno e desejo expressar minha opinião sobre a sua crítica.
Acredito que o assunto \"expansão/importância da língua portuguesa\" está sim em voga, acompanhando o crescimento econômico e a importância política do Brasil e acredito que a URGS buscava exatamente esse tipo de relação. Claro que é possível se escrever livroS sobre o tema, mas o que a banca espera é que o candidato apenas mostre capacidade de; primeiro: compreender e discorrer de forma clara sobre a proposta, fazendo associações entre assuntos, o que é possível até mesmo com os temas \"latentes\" que o Sr sugere. Segundo: escrever de forma correta. Outra coisa: Camões e Bilac são conteúdos de ensino médio e os vestibulandos deveriam saber.
Na minha opinião, o padrão de \"cobrança\" na correção é que vai dizer se realmente há uma \"intenção\" assim como o Sr sugere. Posso até mudar minha opinião se for o caso.

Vinicius Streit disse...

Ah, também não tava tão difícil assim.
Era um tema complexo, tudo bem; os textos de apoio não eram fáceis, concordo, mas o maior problema do tema, na minha opinião, foi já ter partido da premissa de que a lingua portuguesa é, sim, importante no cenário mundial, para aí pedir uma dissertação acerca das dificuldades que ela enfrenta.
Eu, particularmente, não concordo com a premissa. Tive que inventar.
Se a proposta debatesse a importância, ou desimportância, da língua, sem partir de premissa nenhuma, o tema seria bem interessante. E não seria difícil.

Raquel disse...

Sou vestibulanda, porém em primeiro lugar acredito que o grau de exigência deixou pais e alunos perplexos em função de que hoje em dia os jovens não sabem ler e nem se quer interpretar. Por isso, a revolta de todos. É claro que o candidato precisa saber usar fórmulas e fazer cáuculos precisos, mas também precisa saber compreender o que é pedido para um texto dissertativo. Dar importância a leitura e compreensão deve ser prioridade durante toda a vida escolar e não só durante o período do vestibular. Agora não adiante se desesperar ...