quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Confira (e evite!) fatores que podem desmotivar a equipe

Veja se você convive com situações como as citadas abaixo e entenda porque sua equipe é desmotivada.

Confira fatores que desmotivam uma equipe: 

:: Críticas públicas: “Se você vai criticar algo, faça isso em particular”, enfatiza Assi. Criticar publicamente inclui gritar tão alto que toda a equipe pode ouvir, mesmo quando a porta de sua sala está fechada - e uma atitude como essa é certamente desmotivante aos seus subordinados, e não apenas ao que foi criticado.

:: Solicitar um comportamento e recompensar quem não o segue: “um dos meus primeiros chefes dizia que nossa prioridade era um ambiente de produção estável, mas eu logo percebi que os colegas que recebiam promoções não eram os que seguiam as regras nos testes de software. As recompensas iam para os desenvolvedores que consertavam bugs no meio da noite - normalmente, problemas que eles mesmos haviam criados. Os certinhos continuaram a trabalhar longe dos holofotes - ou começaram a criar bugs para atrair a atenção”, conta Assi.

:: Metas inatingíveis: muitos gestores acreditam que, sem prazos, as pessoas relaxam e perdem tempo. Afirmam que é preciso trabalhar em todo o tempo disponível, e que os profissionais têm de ser pressionados para dar tudo de si. A maioria das pessoas vai fazer de tudo para alcançar uma meta viável. Mas, se achar que aquilo é impossível, a motivação vai pelo ralo.

:: Tratamento especial: chefes não precisam tratar todos os subordinados da mesma forma, mas devem tratá-los com igualdade.

:: Frases vazias: Parece que há uma lista interminável de frases teoricamente motivadoras. "Apenas faça!", "Falhar não é uma opção!", "Pense fora da caixa!". “Em alguns casos, artifícios como esses podem realmente funcionar, mas não consigo pensar em algum agora. Problemas reais respondidos com frases vazias soam para os funcionários como: o gestor não tem ideia de como agir; ou o gestor não entende o problema”, explica Assi.

:: Pessoas são custos: quando a redução de custos é sinônimo de redução de pessoal, a mensagem que fica é que pessoas não são investimentos.

:: Algumas pessoas são mais valorizadas do que outras: quando há rankings e classificações entre as pessoas, a mensagem é clara: a companhia valoriza quem está no topo, e quem está lá em baixo sabe que é candidata a sair no próximo corte. “E o restante? Continua trabalhando, desmotivadamente”, diz o especialista.

:: Empregados não são confiáveis: “uma vez trabalhei para uma empresa na qual duas pessoas, em um departamento de 800, abusaram da política de uso do táxi. Depois do incidente, a vice-presidente decidiu que ela teria de aprovar pessoalmente qualquer despesa de mais de cinco dólares. Ficou claro que ela pensava que ninguém na companhia era confiável”, exemplifica Assi.

:: Empregados não são capazes de tomar boas decisões: dezenas de assinaturas, formulários e demoras para aprovações não apenas atrasam o trabalho, mas fazem as pessoas entenderem que não são capazes de tomarem decisões sozinhas

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