terça-feira, 9 de junho de 2009

Petrobras escancará falsidade da Midia

Não há dúvidas: o blog da Petrobras é a grande novidade da semana. A ideia em si é bastante banal. A Petrobras buscando esclarecer alguns fatos, e fugindo do filtro tendensioso de reportagens de isenção duvidosa, criou um blog (http://petrobrasfatosedados... )onde passou a publicar as perguntas enviadas pelos Jornalistas e suas respostas.se comunicando diretamente com o público.

Não há nessa ideia, tomada isoladamente, nada que justifique maior festa ou grandes reações de repúdio. Mas chegou a tal ponto a revolta com a manipulação da mídia brasileira e sua visível campanha de ataques à Petrobras que a inauguração do blog tem sido tratada, pela grande maioria, como uma verdadeira revolução e, por uma minoria ligada à mídia, como uma espécie de trapaça, de alteração das regras do jogo. Se a Petrobras agora publica a íntegra das perguntas que recebe, junto com suas respostas, os jornalões vão fazer o quê?
Como vão esconder suas mentiras e manipulações? No desespero chegaram a inventar uma nova regra na qual a fonte deve sigilo ao entrevistador. Deve ser uma brincadeira desesperada da mídia.

O jornal O Globo, no editorial de hoje, se superou e aumentou o folclore da imprensa nacional:

“O caminho encontrado pela estatal foi publicar em um blog da empresa as perguntas encaminhadas por repórteres dos jornais e respectivas respostas. Com o detalhe, também grave, de que a empresa divulgou na sexta informações que prestara para uma reportagem que seria publicada no GLOBO de domingo, numa assombrosa quebra do sigilo que precisa existir no relacionamento entre imprensa e fonte prestadora de informações. Agira da mesma forma com os outros jornais. Mesmo as perguntas, encaminhadas por escrito, são de propriedade do jornalista e do veículo a que ele representa.

Essa informação é falsa! O jornal O Globo está por ignorância ou maldade, divulgando uma nota, sem qualquer amparo jurídico, pois é evidente, que perguntas não são propriedade de ninguém

As instituições pisoteadas por suas manipulações devem sigilo sobre quais foram as perguntas feitas(??). São acusadas de “censoras” quando se insurgem contra a mentirada. Agora devem aceitar que se publique apenas as versões mentirosas da midia?

Com uma “matéria” intitulada Petrobras vaza em blog informações obtidas por jornalistas, afirmam que a Petrobras criou um blog para vazar informações obtidas por jornalistas que investigam indícios de irregularidades nos negócios da estatal. É óbvio que não há nada ilegal no blog da Petrobras.

No Twiteer @blogpetrobras já se aproximava de mil seguidores e acumulava milhares de citações. O desmascaramento da mídia vai acontecendo com notável rapidez: a barrigada da Folha, as mentiras d'O Globo sobre a mamona, a sequência de mentiras da Folha sobre a “contratação” do MBC.

Nenhum comentário: